quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Filme Fotografico


- O filme fotográfico compõe-se de um material sensível à luz, ou seja, que tem sua estrutura físico-química afetada pela incidência de luz.
- A mudança estrutural que ocorre nos filmes fotográficos é dependente de vários fatores, dentre eles o tempo de exposição a luz, a quantidade de luz incidente etc.
- Com um pouco mais de profundidade os fenômenos físico-químicos que ocorrem no filme fotográfico durante o processo de formação da imagem, já que todos os mecanismos e sistemas de uma câmera foram idealizados com o fim de controlar e aperfeiçoar tal processo.
- O filme fotográfico é uma película composta de três camadas básicas, a saber: uma emulsão - sais de prata sensíveis à luz, suspensos em gelatina - uma "base" transparente de acetato e uma camada anti-halo. A seguir, mostramos uma ampliação de um filme visto de perfil, como e do que ele é composto:
Imagem produzida por Sérgio Sakall.
- Geralmente a espessura de um filme fotográfico é de cerca de 0,125 mm. e cada uma de suas camadas possui uma finalidade específica.
- A superfície é formada por uma delgada camada de verniz, a qual evita arranhões na emulsão colocada logo abaixo. A camada de emulsão (onde se formará a imagem) consiste de 60% de gelatina e 40% de cristais de prata sensíveis à luz.
- Abaixo da emulsão existe uma substância adesiva, ligando a emulsão a uma camada mais espessa de acetato, que é a base do filme. O acetato é um material plástico, firme mas flexível, que dá suporte ao filme. Finalmente, ligada à base de acetato por mais uma camada de adesivo, vem a camada anti-halo, que tem por finalidade evitar que os raios de luz que atravessam a emulsão sejam refletidos e causem halos nas partes claras da fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário